top of page

Jovens arquitectos reabilitam habitação social em Matosinhos


Localizado numa zona central de Matosinhos e próximo das principais vias de comunicação do grande Porto, o Bairro dos Pescadores apresenta, todavia, alguns problemas sociais, nomeadamente o envelhecimento da população, o desemprego, o acesso difícil à rede de transportes públicos ou a pouca participação na vida da cidade.

Para promover a inversão da situação social do bairro, a Matosinhos Habit apresentou uma candidatura a um programa da União Europeia, na categoria Áreas Urbanas Inovadoras, com vista a obter fundos comunitários para a realização de uma grande intervenção no Bairro dos Pescadores.

Resultado: 40 estudantes e jovens arquitectos de todo o mundo irão trabalhar durante o mês de Agosto num projecto de reabilitação urbana no Bairro dos Pescadores.

A intervenção, promovida pela MatosinhosHabit em parceria com a Critical Concrete, insere-se na Summer School 'Practice & Theory of Sustainable and Social Architecture'.

Trata-se de um projecto de intercâmbio no âmbito da arquitectura social e sustentável, que irá decorrer in loco, ao longo do mês, e que promete resultados que irão dar uma nova vida ao Bairro dos Pescadores.

Mais informação e programação da summer school, aqui.

Imagem: leca-palmeira.com/revitalizacao-do-bairro-dos-pescadores/

bottom of page