top of page

Arte Rupestre Prehistórico en el Sudoeste de Europa [Expositores Bienal AR&PA 2019]


A rota cultural PRAT-CARP oferece 161 grandes sítios arqueológicos de arte rupestre com grande interesse científico, cultural, artístico e arqueológico.

Todos estes sítios estão abertos ao conhecimento e à fruição da sociedade europeia e mundial. Actualmente, mais de 4,1 milhões de visitantes chegam a cada ano aos lugares onde os primeiros habitantes da Europa produziram a sua arte rupestre transcendental, uma arte repleta de simbolismos motivados pela crença religiosa e cheia de referências à natureza, formando as primeiras paisagens culturais da Europa. A grande maioria desses lugares tem um grande valor simbólico - reconhecido na Lista do Património Mundial da UNESCO - e faz parte do Património Cultural Europeu, mas também são elementos que apoiam a identidade local.

A relação entre Arte Rupestre Pré-Histórica e Paisagem é utilizada para produzir uma oferta turística temática que integra Cultura e Natureza, Paisagem e Património Cultural. Isto contribui para um desenvolvimento sustentável das comunidades rurais onde estão localizados todos os sites que compõem a Rota Cultural PRAT-CARP Sudoeste da Europa.

bottom of page