“A Lisboa Histórica é o testemunho material e imaterial das influências dos diferentes povos e culturas que nela se cruzaram, excelente exemplo de intercâmbio e de diálogo de civilizações” Formulário para submissão à lista indicativa
A proposta para classificação de Lisboa como Património da Humanidade inclui a área circunscrita pela Cerca Fernandina, onde se situam antigas estruturas de defesa e de povoamento de Lisboa: Castelo, Sé, Alfama, Baixa, Chiado e Pena. Nesta área, existem vestígios representativos dos vários períodos de povoamento romano, islâmico, medieval e iluminista. Incluem-se também os núcleos mais próximos: Mouraria, São Vicente e Santa Clara, representativos da época medieval.
Às razões para a obtenção do título pretendido, acrescenta-se ainda o papel que a cidade teve nos Descobrimentos, empreitada com dimensão global, sendo sublinhado o protagonismo do porto de Lisboa no âmbito do comércio, as muitas heranças culturais e o intercâmbio de ideias e conhecimentos conseguido.
Fontes: Formulário para submissão à lista indicativa