top of page

Patrimónios além mar


“O valor universal excecional da DMA e da região dos Açores expresso no seu património emerso e submerso, advém das características geológicas únicas que são um testemunho presente da história da Terra e, em particular, da formação do arquipélago” Avelino Meneses

O processo de candidatura da Dorsal Médio-Atlântica resulta da colaboração das secretarias regionais do Mar, Ciência e Tecnologia e da Educação e Cultura, com o suporte da Universidade dos Açores. O bem em candidatura inclui parte das nove ilhas do arquipélago dos Açores e dos seus 596 ilhéus. Compreende igualmente o mar territorial, a subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva Portuguesa e a plataforma que lhe é contígua.

Ainda que não seja um bem tão conhecido por parte do público em geral, tem manifestações únicas como o Vulcão da Montanha do Pico, o Algar do Carvão, na Terceira, a Furna do Enxofre, na Graciosa e o Vulcão dos Capelinhos, no Faial. Estas representam alguns dos processos ecológicos e biológicos em desenvolvimento.

Fontes: Açoreano Orinetal, Governo dos Açores, Radio Atlantida


bottom of page