top of page

O sector do Património Cultural na Ibéria


A IIª edição da AR&PA - Bienal Ibérica do Património Cultural ocorreu em Valladolid. A edição de 2019 descerá até ao Algarve, a Loulé.

Decorreu entre 8 a 11 de Novembro, em Valladolid, a segunda edição da Bienal Ibérica de Património Cultural: o evento é o resultado da fusão da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA com a Feira do Património celebrada em 2014 entre a Spira - agência de revitalização patrimonial e a Junta de Castilla y Léon e posta em marcha em 2017, na edição portuguesa do certame que teve lugar em Amarante.

Sendo ano ímpar, a edição deste ano ocorreu em solo espanhol, sempre no Centro Miguel Dellibes, em Valladolid. Nesta segunda edição ibérica, marcaram presença em Espanha 32 entidades portuguesas, entre instituições públicas de âmbito nacional e regional, entidades privadas associativas e empresariais e instituições de ensino.

A presença portuguesa fez-se sentir igualmente ao nível das apresentações técnicas, tendo sido levado a cabo o “Workshop do Mercado Português”, as "Jornadas Técnicas de Portugal” e ainda diversas apresentações de projectos no AR&PA Foro.

A Comunidade Intermunicipal de Leiria promoveu ainda três iniciativas culturais integradas na programação oficial do evento: Escultura e Fado, com Cristina Maria, Concerto da Orquestra de Jazz de Leiria e actuação do Grupo Musical AHKORDA.

Destaque para a apresentação dos resultados preliminares do "Estudo Património Cultural em Portugal: Avaliação do Valor Económico e Social”, por José Tavares (NOVA SBE), Catarina Valença Gonçalves (Spira) e José Maria Lobo de Carvalho (Observatório do Património). Este estudo pioneiro apresentará as conclusões finais no primeiro trimestre de 2019.

Para além desta apresentação, um outro momento determinante do evento foi a assinatura do convénio HERIFAIRS - European Heritage Fairs Network - entre Portugal, Espanha, Itália e Áustria: coincidindo com a celebração do Ano Europeu do Património Cultural, o convénio pretende reforçar a dimensão internacional dos certames em causa e favorecer um cada vez maior intercâmbio dos profissionais activos no sector.

2019 será ano da Bienal AR&PA ter lugar em Portugal, cabendo à região do Algarve e ao município de Loulé em particular receber o certame: 11 a 13 de Outubro de 2019 serão assim datas imprescindíveis para quem trabalha no sector do património cultural na península ibérica, em Itália e na Áustria.

Veja o resumo vídeo da Bienal Ibérica do Património Cultural.


bottom of page