top of page

Jornadas Europeias do Património em Coimbra


A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai comemorar o Dia Mundial do Turismo, no próximo dia 27 de setembro, e as Jornadas Europeias do Património, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com um programa turístico único, de promoção do património da cidade. A autarquia organiza, assim, um conjunto de iniciativas que conjuga em pleno as duas temáticas, o Turismo e o Património, e que pretende promover a descoberta, de forma lúdica e cultural, de espaços e tempos encantados da cidade, valorizando a identidade cultural de Coimbra.

É já nos próximos dias 27, 28, 29 e 30 de setembro que a CM de Coimbra oferece a todos os cidadãos e visitantes a oportunidade de usufruírem de um programa turístico ímpar, de celebração do Dia Mundial do Turismo e das Jornadas Europeias do Património. Um programa que integra um conjunto de iniciativas que celebram a descoberta da cultura, do património, da história e da identidade de Coimbra, promovendo não apenas a envolvência das comunidades locais como, também, a fruição turística na cidade.

O Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 de setembro, é, este ano, subordinado ao tema “Turismo e Transformação Digital” e pretende aumentar a consciencialização sobre a contribuição potencial das tecnologias digitais para o desenvolvimento do turismo. Já as Jornadas Europeias do Património, que se celebram a 28, 29 e 30 de setembro, enquadram-se no tema “Partilhar Memórias” e têm como objetivo contribuir para o reavivar contínuo da memória, para que o passado não seja esquecido, fazendo com que a história se eternize, passando de geração em geração.

A conjugação das duas celebrações resulta, assim, na definição de uma programação que permite descobrir, ao longo de quatro dias, o património material e imaterial da cidade de Coimbra. A apresentação de espetáculos musicais, com destaque para o fado e para etnografia e folclore, na Praça 8 de Maio, a realização da 15.ª edição da Exposição de Espantalhos, no emblemático Parque Dr. Manuel Braga, ou o espetáculo de dança/movimento contemporâneo “VAGAR”, de Marina Nabais, integrado no projeto ARTÉRIA, no Pátio da Inquisição, constituem motivos de interesse que, certamente, levarão o público a associar-se a estas celebrações.

O programa inclui, também, visitas comentadas a espaços museológicos municipais, bem como visitas guiadas subordinadas a diversos temas. Destaque-se, neste âmbito, as visitas “Tradições Académicas e a Canção de Coimbra”, visitando ruas da Alta da cidade, focando as repúblicas e as vivências académicas, ou “As Mulheres em Coimbra”, dando a conhecer todas aquelas cujo percurso e popularidade contribuíram para a valorização de Coimbra, da sua história e das suas tradições.

A atrativa Linha do Botânico – SMTUC – é, igualmente, um excelente convite ao usufruto de um espaço verde em pleno coração da cidade. Disponível, ainda, o autocarro panorâmico Yellow Bus – Funtastic Coimbra, que faz um tour pela cidade.

As iniciativas são, na sua maioria, gratuitas, mas de inscrição obrigatória e limitadas a um número de participantes.

Consulte o programa completo aqui.


bottom of page