Buscar

Jornadas Europeias do Património em Aveiro


Nos dias 28, 29 e 30 de setembro serão realizadas as Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Partilhar Memórias, às quais a Câmara Municipal de Aveiro se associa.

“O papel da memória nas nossas vidas e na vida das sociedades é fundamental como forma de preservação dos nossos valores e da nossa identidade, sendo um meio indispensável na transmissão do passado às novas gerações. Ao darmos a conhecer e partilharmos essas memórias, poderemos contribuir para a construção de um mundo mais informado, tolerante e justo”, afirma a Câmara de Aveiro.

Dando resposta ao tema proposto, os Museus de Aveiro irão oferecer um programa de visitas comentadas a três edifícios situados em três das praças mais emblemáticas da cidade de Aveiro, a saber, ao Tribunal (Praça Marquês de Pombal), ao edifício dos Paços do Concelho (Praça do Município) e ao edifício da Capitania do Porto de Aveiro, (Ponte-Praça).

As visitas vão iniciar com o enquadramento de cada um destes imóveis nas respetivas praças, seguindo-se a visita ao seu interior, onde serão exploradas as vertentes arquitetónica e artística. A visita irá finalizar com a participação de convidados com um passado profissional intimamente ligado a cada um destes espaços, que interagindo com o público, falarão das suas memórias, numa conversa informal que certamente resultará num desfiar de gratificantes memórias individuais e coletivas.

O horário das visitas será o seguinte: Tribunal – Praça Marquês de Pombal Sexta, dia 28 de Setembro, 18.30h Paços do Concelho – Praça do Município Sábado, dia 29 de Setembro, 10.30h Antiga Capitania – Ponte- Praça Domingo, dia 30 de Setembro, 10.30h

No final do dia 29 de setembro, sábado, pelas 18.00 horas terá lugar no Coreto do Jardim Infante D. Pedro o concerto “O Jardim, o Coreto e a Banda” com a Banda Sinfónica de Aveiro – Banda Amizade apresenta um programa eclético, executando obras que abarcam quase três quartos de século de música para banda.

Notícia originalmente publicada em pportodosmuseus.pt


To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.