top of page

Apresentação do documentário "Tongobriga, O Espírito do Lugar" em Marco de Canaveses


Estreou no passado dia 22 de Junho, na Casa das Artes do Porto, o documentário "Tongobriga, O Espírito do Lugar", co-produzido pela Direcção Regional de Cultura do Norte, Câmara Municipal de Marco de Canaveses e a produtora Digivision. O filme será também apresentado amanhã, dia 30 de Junho, às 21h30, no auditório D. António Francisco dos Santos, em Marco de Canaveses.

Através das mais relevantes estruturas arqueológicas até hoje identificadas em Tongobriga (Marco de Canaveses), o documentário conta a história de um lugar que atingiu o seu apogeu nos dois primeiros séculos da era cristã, enquadrando essa história no contexto global da integração da Península Ibérica no Império Romano. A produção junta reconstruções históricas e elaborados modelos digitais sobrepostos às imagens reais do sítio arqueológico de Tongobriga, para que o espectador possa conhecer e compreender a história do lugar. Ao longo de cerca de cinquenta minutos, o documentário recorre a tecnologia de ponta na área da realidade virtual para ir ainda mais longe, ao desvendar a história multissecular do local e captar a sua vocação intemporal.

As ruínas romanas de Tongobriga e a arquitectura tradicional da aldeia histórica de Santa Maria do Freixo constituem as duas faces mais visíveis do valor patrimonial da Área Arqueológica do Freixo, um espaço com 50 hectares que se encontra sob gestão da Direcção Regional de Cultura do Norte. O documentário insere-se num plano estratégico mais amplo de divulgação do complexo arqueológico de Tongobriga, no âmbito de uma candidatura conjunta da Direcção Regional de Cultura do Norte e Câmara Municipal de Marco de Canaveses a fundos comunitários do Programa Operacional ON2.

bottom of page