top of page

Teatro LU.CA - Um novo espaço para crianças em Lisboa


No antigo Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda, em Lisboa, renasceu num novo teatro municipal, o Teatro LU.CA, com uma programação artística pensada especificamente para os mais novos.

Este novo espaço, com a capacidade de 81 lugares de plateia e 50 de camarotes, enquadra-se numa nova aposta da autarquia, que pretende diversificar a oferta cultural, promover cruzamentos com outras expressões artísticas, criar sinergias com estruturas locais, como bibliotecas, escolas, juntas de freguesia ou outras instituições, e criar uma oferta cultural mais variada.

O Teatro Luís de Camões, que no século XVIII funcionava como a Casa da Ópera do Rei Dom João V, foi sujeito a obras de requalificação pela Câmara Municipal no âmbito da reorganização dos teatros municipais da cidade sob a gestão da EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, tendo a programação do Teatro Maria Matos sido entregue a privados e dividida por dois palcos: o novo LU.CA, onde o alinhamento pensado para crianças e jovens ganha dimensão própria, e o Teatro do Bairro Alto. O investimento foi de 1,2 milhões de euros e visa preencher uma lacuna há muito existente, a de um espaço exclusivamente vocacionado para o público infanto-juvenil, para as suas famílias e para as escolas. Foi "um programa intenso" para assinalar a devolução, à população mais jovem do concelho de Lisboa, da sala que data do século XVIII (1737).

O seu nome surge do jogo lúdico e educativo com as primeiras sílabas do nome de Luís de Camões - LU.CA -, uma vez que este é um local de aprendizagem para crianças, aliado à distinção necessária relativamente ao Teatro Camões, no Parque das Nações.

A programação terá especial enfoque na criação contemporânea para crianças e jovens, com destaque para as artes performativas, e no encontro destas com outras formas de arte e de expressão artística, como o cinema, a literatura, o design, a fotografia, a ilustração e as artes plásticas.

Em Julho, haverá oficinas de teatro para crianças com mais de 12 anos, orientadas por Cláudia Gaiolas, e com mais de 14 anos, por Tânia Alves. Em Agosto, o LU.CA encerrará, reabrindo em Setembro, com um espectáculo encomendado ao actor e dramaturgo Alex Cassals, no qual se irá mostrar às crianças as máquinas de cena do teatro.

Durante os meses de Junho e Julho, a entrada para todas as actividades previstas na programação é livre, sujeita à lotação da sala e ao levantamento de bilhete uma hora antes do espectáculo (limitado a 2 bilhetes por pessoa). Na nova temporada, que começará em Setembro, os ingressos para o teatro já serão pagos, ainda não estando definido o custo dos bilhetes. Estes terão preços diferenciados, nomeadamente, para crianças, adultos, escolas e escolas carenciadas.

Fonte imagem: Observador

bottom of page