Buscar

Bienal AR&PA 2018 - Bienal Ibérica de Património Cultural em Valladolid


A Bienal AR&PA – Bienal Ibérica de Património Cultural está de regresso para mais uma edição do encontro ibérico, que junta profissionais e instituições atuantes na área do Património Cultural, em Valladolid, entre os dias 8 e 11 de Novembro de 2018.

Resultante da fusão da Bienal de la Restauración y Gestión del Patrimonio AR&PA, que acontece em Valladolid desde 1998, com a Feira do Património, evento criado em 2013, em Portugal, a Bienal AR&PA divide-se entre Portugal (nos anos ímpares) e Espanha (nos anos pares), alternando entre a itinerância nacional e a cidade de Valladolid nas edições espanholas. Esta união veio reforçar as possibilidades de promoção, valorização e visibilidade dos vários agentes do sector do Património Cultural participantes, permitindo uma nova escala de reconhecimento e novas áreas geográficas de actuação.

Passam assim a estar reunidos num só espaço os agentes culturais – instituições públicas, fundações, empresas, ateliers de arquitectura e design, alojamentos temáticos, operadores turísticos temáticos, projectos de base territorial, empresas de conservação e restauro e de reabilitação urbana, universidades e centros de formação especializada, entre outras entidades – tornando-se num encontro multidisciplinar único, tanto em Portugal como em Espanha.

Depois do centro histórico de Amarante em 2017, será a vez do Centro Cultural Miguel Delibes receber a edição de 2018 do evento, que contará uma representação portuguesa a par dos participantes espanhóis. Neste que é o Ano Europeu do Património Cultural, o país convidado foi precisamente o continente europeu, pretendendo desta forma que existam participantes chegados de vários pontos da Europa.

As entidades interessadas podem assim inscrever-se para participar na mostra expositiva enquanto expositores, apresentando projectos e iniciativas em património cultural, e paralelamente integrar a Programação Cultural do evento, que inclui a AR&PA Foro - apresentações e Jornadas Técnicas de análise e intercâmbio de boas prácticas entre profissionais de Património Cultural; AR&PA Congreso Internacional 2018: "O papel do Património Cultural na construção da Europa dos Cidadãos"; AR&PA Innovación: para expôr projectos de I+D+i aplicados ao Património Cultural; AR&PA Premios: Prémio Internacional AR&PA de Intervenção no Património Cultural e Prémio AR&PA Jovem Internacional de projectos sobre património cultural para estudantes de arquitectura; e a AR&PA en Sociedad: AR&PA Iniciativas, AR&PA Familia, AR&PA Para Todos, Abierto por AR&PA e AR&PA Voluntarios, programas sociais que aproximam o Património do público generalista, dos mais pequenos de pessoas com capacidades diversas.

A Bienal AR&PA procura assim ser também um evento demonstrativo de como o património cultural pode ser uma fonte inesgotável de inspiração para matérias lúdicas e pedagógicas, apresentando actividades não só para profissionais mas também actividades de Educação Patrimonial destinadas aos mais novos, em contexto de escola ou de família. A sua área expositiva, a diversidade de actividades científicas e profissionais e a sua programação social resultam num evento único, referência na Europa.

​A Bienal AR&PA 2018 é promovida pela Junta de Castilla y León e co-promovida pela Spira – agência de revitalização patrimonial.

Veja o vídeo da edição de 2016

#PATRIMÓNIO #CULTURA #BIENALARPA #FEIRA #TURISMO #EMPRESAS #PROJECTOS #EVENTOS

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.