top of page

A obra de Michael Biberstein em exposição retrospectiva na Culturgest


A Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos recebe, a partir de hoje, às 18h00, a exposição retrospectiva "Michael Biberstein" dedicada à obra do artista suiço-americano.

Com um percurso iniciado pela arte conceptual, destacando a filosofia da linguagem e o positivismo lógico, a sua obra incidiu, até ao início da década de 1980, sobre a decomposição dos processos da pintura, bem como a topologia do espaço expositivo. A partir de 1982, no entanto, esse interesse pela espacialidade fá-lo iniciar um percurso pela teoria da paisagem, desenvolvendo uma abordagem da pintura na qual a tradição romântica se cruza com o paisagismo de alguma pintura oriental. As suas enormes telas líquidas, entrecruzadas com planos monocromáticos negros que interrompem o fluxo da visão, revelam um pensamento conceptual preciso sobre a escala da pintura, a questão da representação, a fenomenologia da percepção e, sobretudo, sobre a temporalidade da fruição artística.

Com curadoria de Delfim Sardo, esta é a primeira mostra retrospectiva do trabalho do artista realizada em Portugal desde a exposição apresentada na Fundação Calouste Gulbenkian em 1995. Organizada de forma não-cronológica e centrada sobre os temas que motivaram o artista, a exposição espalha-se pelas duas galerias da Culturgest, apresentando desenhos, pintura e escultura. Trata-se da maior exposição dedicada à obra de Michael Biberstein, prematuramente desaparecido num momento particularmente intenso do seu processo criativo.

Durante o período da exposição serão organizados diálogos com a obra de Biberstein e Julião Sarmento, Fernando Bello, Norberto Lobo e Nuno Crespo, em datas a anunciar.

A exposição estará patente na Culturgest até 9 de Setembro.

Mais informações aqui.

bottom of page