Buscar

Caixas de Tesouros Congresso Internacional sobre o Museu Ecléctico


Realiza-se nos dias 24 e 25 de Maio, no Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, Caixas de tesouros Congresso Internacional sobre o museu ecléctico. O Porto foi o grande centro de cultura artística e museal portuguesa das primeiras décadas de Oitocentos. Nesse espaço, distingue-se a figura incontornável do cidadão português de origem britânica, João Allen (Viana do Minho, 1 de Maio de 1781 - Porto, 19 de Maio de 1848).

Homem de educação cosmopolita, viajante infatigável e coleccionador de espírito enciclopedista ou eclético, João Allen abrirá no Porto o Museu Allen, em 1836, o primeiro museu português dotado de edifício criado de raiz, pelas mãos de um particular, para albergar as suas colecções e patenteá-las ao público.

Em 2018, passando 170 anos sobre a morte de João Allen, é necessário estabelecer relações com instituições congéneres coevas internacionais, inserindo assim este capítulo da história dos museus portugueses numa perspectiva comparativa.

Este Congresso é organizado pelo IHA-FCSH/NOVA e pelo Museu Nacional Soares dos Reis / DGPC.

#MUSEUS #MUSEOLOGIA #PORTO #CONGRESSOS

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.