top of page

Livro “Guia de Arquitetura do Porto 1942-2017” é lançado amanhã


Um guia sobre a arquitectura do Porto, com mais de 200 exemplos de obras realizadas desde 1942, a partir do alvor da Expressão Moderna, na cidade, até projectos futuros, vai ser apresentado amanhã, dia 1 de Fevereiro, na Câmara do Porto.

A obra “Guia de Arquitetura do Porto 1942-2017”, da Editora A+A Books, faz “um levantamento de fundo, exaustivo, da Arquitectura Moderna até hoje”, apresentando não apenas obras da cidade mas incluindo igualmente projectos de concelhos vizinhos, como Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia e Gondomar.

A escolha acompanha o Movimento Moderno no Porto, de 1942 até meados da década de 1960; a cidade entre o final do Estado Novo e o 25 de Abril - “das continuidades do Moderno e da sua Revisão Crítica até às operações SAAL”, o Serviço Ambulatório de Apoio Local, conduzindo ao final da década de 1970; a estabilidade democrática e a fase pós-moderna (”no sentido mais amplo e não confinada a uma perspetiva comunicante ou lúdica”), até meados dos anos de 1990; e, desde então, a “transição e abertura para o século XXI”, até ao dias de hoje.

Entre os projectos mais recentes estão o Metro do Porto e as intervenções de requalificação da Baixa, no âmbito da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, que tiveram impacto em diferentes zonas do espaço urbano e marcaram transformações da cidade.

O ponto de partida deste guia é a Casa Joaquim Malheiro Pereira, de 1942, projecto de Alfredo Viana de Lima, primeiro arquitecto em Portugal, “a revelar uma muito directa influência de Le Corbusier”, anunciando “o nascimento de uma nova geração de arquitectos portugueses, a Moderna, em oposição à geração anterior, a Modernista”, como destaca a apresentação da obra.

E como uma cidade implica dinâmicas que se projectam no tempo por vir, o guia apresenta igualmente cinco projectos de arquitectura em marcha: o Programa de Qualificação Urbana da Circunvalação, o Mercado do Bolhão, o Matadouro de Campanhã, a Estação Intermodal de Campanhã e os Percursos Pedonais (ligações Palácio de Cristal, Miragaia, Virtudes).

O Hotel D. Henriques, o Silo-Auto, a Escola Secundária Soares dos Reis, a reabilitação de uma ilha de Campanhã, a sede portuense da União Eléctrica Portuguesa, a ponte de S. João, a reabilitação do Palácio do Freixo, as faculdades de Engenharia e Economia, o complexo habitacional Quinta das Sedas, o Terminal de Cruzeiros de Leixões, as reabilitações do Rivoli e da Casa das Artes, a Casa da Arquitectura, a Casa de Chá da Boa Nova, a Estação de Tratamento de Águas do Lever, a Capela de São José e o edifício Garagem Ouro são algumas das obras presentes no guia.

O livro, que conta com a Fundação EDP como mecenas exclusivo, tem o apoio da Câmara do Porto, da Ordem dos Arquitectos e da Fundação Marques da Silva.

Segundo a editora, esta obra foi considerada de manifesto interesse cultural pelo Ministério da Cultura.

Fonte: TSF

bottom of page