top of page

Veja as nossas sugestões para os próximos dias


As nossos propostas para os próximos dias dividem-se entre a inauguração do Núcleo Museológico Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos, o regresso à Fundação Calouste Gulbenkian do Isto é PARTIS e o Programa de Cinema "SPECTRUM | Fotografia em fuga" em Sines.

Inauguração do Núcleo Museológico Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos

A inauguração do Núcleo Museológico da Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos terá lugar hoje, dia 26 de Janeiro, pelas 19:00 horas, na Igreja do Corpo Santo de Massarelos.

A exposição integrará sete dezenas de peças de arte sacra, pintura, joalharia, paramentaria e manuscritos, com datas compreendidas entre o Século XVI e o Século XX, das quais se destaca o Véu do Manto Real de D. Maria I, oferecido pela soberana à imagem de N. Sra. da Conceição desta Confraria, em 1790. Com dimensões de 4,20 metros de comprimento e 60 centímetros de largura, esta peça encontrava-se guardada no cofre da Igreja do Corpo Santo de Massarelos, dobrada dentro de uma caixa de cartão, tendo sido alvo recentemente de trabalhos de conservação e restauro, por forma a poder ser exposta em perfeitas condições. Do espólio importa ainda realçar uma Custódia em prata (céculo XVI), o livro “A Arte de Navegar” (edição de 1746), o Tríptico de Telas (Século XVII) e o Presépio da Escola “Machado de Castro” (Século XVIII). O Núcleo Museológico contará ainda com um espaço dedicado à história da Confraria do Corpo Santo de Massarelos, desde 1394 até aos dias de hoje.

A visita guiada inicial será conduzida pelo Professor Joel Cleto.

Isto é PARTIS – Práticas artísticas para a inclusão social

A Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa recebe entre 26 a 28 de Janeiro O PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, programa de apoio a projectos que privilegiam a arte como meio de intervenção social junto de crianças e jovens em risco, reclusos e ex-reclusos, imigrantes, pessoas isoladas ou com deficiência, entre outros.

A programação inclui workshops, conferências, visitas guiadas, documentários, músicas, sendo que todos os espectáculos (música, teatro e documentários) serão seguidos de uma conversa com a equipa do projecto. A entrada é gratuita mediante levantamento de bilhete no próprio dia, nas bilheteiras da Fundação (máximo 2 bilhetes por pessoa).

A programação completa pode ser consultada aqui.

SPECTRUM | Fotografia em fuga | Programa de Cinema

Entre os dias 26 a 28 Janeiro de 2018, o auditório do Centro de Artes de Sines recebe o Programa de Cinema "Spectrum | Fotografia em Fuga", que apresenta sete filmes que exploram o cruzamento entre a fotografia e o cinema, quer no diálogo que estabelecem entre si, quer nas diferentes abordagens do acto de produzir imagens e também nas técnicas desenvolvidas por fotógrafos e cineastas na sua relação com a história, a arquitectura, o território, a política e a memória.

Programado por Nuno Lisboa, o ciclo inclui filmes de Thom Andersen, Susana de Sousa Dias e André Príncipe, sendo as sessões seguidas de debate com a presença dos autores portugueses.

Pode consultar aqui a programação completa.

bottom of page