Para os próximos dias, voltamos a trazer-lhe sugestões de norte a sul do país: o artista suíço Zimoun expõe em Braga; Ana Pérez-Quiroga é curadora da exposição "Ana de Gonta Colaço. Escultora 1903-1954”; Museu Municipal de Portalegre recebe a exposição “A mulher, a sociedade e o trabalho”.
Site-specific installation por Zimoun
A galeria GNRation, em Braga, recebe uma exposição do artista suiço Zimoun, conhecido pelas suas esculturas sonoras, instalações artísticas e arquitecturas, criadas através da combinação de materiais brutos e industriais como caixas de cartão, sacos plástico e ainda equipamentos antigos como elementos mecânicos, motores de corrente, fios, microfones, altifalantes ou ventiladores "Estas, articulam uma tensão entre os padrões ordenados do modernismo e as forças caóticas da vida. A partir de sistemas preparados, explora ritmos mecânicos e fluídos, numa obsessiva utilização de materiais simples e funcionais onde incorpora vulgares objectos de origem industrial."
Com obras expostas nas mais diversas e conceituadas galerias, no espaço GNRation, Zimoun irá apresentar uma instalação recorrendo a centenas de caixas de cartão e motores de corrente contínua, numa obra pensada e adequada ao espaço existente, na qual o público é convidado a mergulhar e explorar, percorrendo a arquitectura por ele criada.
A exposição inaugura amanhã, dia 20 de Janeiro e ficará patente até dia 7 de Abril, na Praça Conde de Agrolongo, em Braga, com entrada livre.
Ainda no dia 20, Zimoun, fará uma performance ao vivo, em total escuridão de sala, recorrendo a multicanais. O artista suíço apresentará um concerto-performance onde estruturas sonoras, densas e minimalistas, tomam o cerne da acção.
A "Pitch Black Performance" terá lugar na Block Box do espaço GNRation.
Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.
Inauguração da exposição "Ana de Gonta Colaço. Escultora 1903-1954”
O Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, recebe a partir de amanhã, dia 20 de Janeiro, a exposição "Ana de Gonta Colaço. Escultora 1903-1954", com a curadoria de Ana Pérez-Quiroga.
Ana de Gonta Colaço, filha de Jorge Colaço (1868 -1942), pintor, caricaturista e ceramista e de Branca de Gonta Colaço (1880-1945), escritora, dramaturga e poetisa, foi uma das poucas escultoras mulheres do princípio do século XX.
A exposição ficará patente ao público até ao dia 4 de Março.
A exposição fotográfica “A mulher, a sociedade e o trabalho”
Encontra-se patente no Museu Municipal de Portalegre a exposição “A mulher, a sociedade e o trabalho”, mostra fotográfica da autoria do jornalista e fotógrafo português Joshua Benoliel, que mostra a crescente importância da mulher na sociedade do século XX.
A programação paralela da exposição inclui um Ciclo de Conferências dedicadas à temática da mulher, a sociedade e o trabalho.
Estas iniciativas inserem-se nas comemorações do centenário do Museu de Portalegre e do 20º aniversário da Grande Loja Feminina de Portugal.