Buscar

Cinema São Jorge recebe documentário “Aires Mateus: Matéria em Avesso”


Hoje, dia 10 de Janeiro, vai ser exibido no cinema São Jorge, em Lisboa, o documentário “Aires Mateus: Matéria em Avesso", que marca o lançamento do Call for Entries da 6ª edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa.

O filme partiu de um trabalho de investigação dos arquitectos Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte sobre a obra dos irmãos Aires Mateus, desenvolvendo-se a narrativa maioritariamente dentro dos espaços criados pela dupla. A adaptação para cinema foi produzida pela Moonway Films e realizada por Henrique Câmara Pina. A estreia mundial ocorreu no dia 4 de Novembro de 2017, na nona edição do Architecture and Design Film Festival.

“A obra dos arquitetos Aires Mateus manifesta claramente a contemporaneidade – na sua complexidade e contradição –, condição difícil de expressar no âmbito da arquitetura. A amplitude do trabalho que há muito têm vindo a desenvolver confirma-o. As suas propostas desenvolvem uma linguagem de forte impacto universal. Desta universalidade, emerge uma adequação ao território radicada numa clara tradição portuguesa – a poética como tradição. Descobre-se na interpretação da obra dos arquitetos Aires Mateus uma apetência – um quase desejo – para uma apropriação cinematográfica: pela invenção de um lugar; pelo confronto entre o corpo e a matéria; pela clareza dos jogos de sombra; pela busca de um silêncio próprio. A matéria descobre-se em avesso.”

A sessão, conduzida pela directora do Arquiteturas Sofia Mourato, contará com a presença do realizador, Henrique Pina, dos arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus, dos produtores Maria João Soares, Susana Tavares dos Santos e João Miguel Couto Duarte, e da bailarina Teresa Alves da Silva.

Mais informações: Cinema São Jorge

#CINEMA #ARQUITECTURA #DOCUMENTÁRIO #CINEMASÃOJORGE

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.