BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

A actualidade do património cultural em Portugal

Um projecto

© 2020 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.

Buscar

Estado já é proprietário de seis quadros de Vieira da Silva


Maria Helena Vieira da Silva, Novembre, 1958 O estado português já é proprietário de seis pinturas da artista portuguesa Maria Helena Vieira da Silva, uma das pintoras nacionais mais importantes do século XX.

A totalidade do pagamento, ascendendo a 5,55 milhões de euros, foi efectuada esta manhã após ter recebido após visto favorável do Tribunal de Contas. O acordo final entre o Ministério da Cultura e os proprietários das obras, herdeiros do empresário e coleccionador Jorge de Brito (1928-2006), previa o pagamento em três tranches, a vencer respectivamente em 2017, 2018 e 2019, no entanto, uma folga orçamental permitiu antecipar o pagamento, poupando os juros que o faseamento implicaria.

As seis pinturas em causa – Novembre (1958), La Mer (1961), Au fur et à mesure(1965), L’Esplanade (1967), New Amsterdam I e New Amsterdam II (1970) – foram adquiridas para a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, em Lisboa, que tem como missão a divulgação e o estudo da obra dos artistas plásticos Arpad Szenes e Maria Helena Vieira da Silva, estando no lote das obras mais significativas em exposição no Museu.

Fonte: Agência Lusa e Público

#CULTURA #POLÍTICASCULTURAIS #MUSEUS #ARTE #HISTÓRIADAARTE