Buscar

Safara Cameirão Arquitectura e Património no APROXIMA-TE!


Safara Cameirão Arquitectura e Património desenvolveu um projecto de Animação Cultural e Turística no âmbito do turismo criativo, chamado HA!. O foco são as pessoas e o património histórico, artístico-cultural e religioso. A expressão demonstra que há um rico património religioso a descobrir em Portugal.

Safara Cameirão Arquitectura e Património oferece uma prestação de serviços na área da arquitectura e do património:

1. Elabora estudos e projectos técnicos de arquitectura, reabilitação, conservação e restauro; 2. Programa visitas culturais e rotas às igrejas históricas de Portugal – “Historic Churchslovers – ver igrejas com os dedos”; 3. Organizam formação na área do património religioso, através da realização de workshop, oficinas por especialidades; 4. Propõe actividades educativas para crianças e jovens sobre património e arquitectura – “Arquitectos de Palmo e Meio”; 5. Cria materiais de comunicação sobre as igrejas históricas: guiões, folhetos, postais e serigrafias.

Este projecto oferece às pessoas de todas as idades a oportunidade de conhecer, contemplar, admirar as igrejas históricas de Portugal, contrariando a moda do “fast food” cultural; conduz a uma experiência sensorial na fruição deste tipo de património. Quer ser uma ajuda para tornar as igrejas mais acessíveis – “entre, estamos abertos para obras”; “conheça e visite esta igreja”, porque muitas igrejas estão fechadas, sem uso, sem informação… Este projeto torna o público mais próximo das igrejas, e a visita à igreja mais apelativa e gratificante. Ajuda à sensibilização para a conservação do património e contribui para a sua valorização através de dinâmicas de fruição cultural, artística, educativa, turística. “Historic Churchslovers” e “Arquitectos de palmo e meio” são exemplos disso.

Historic Churchslovers – Visitas às igrejas Atividade que consiste em abrir as igrejas que estão habitualmente fechadas ao público e contar uma história através de uma visita guiada, com conteúdo informativo mais completo e complementar com recurso a várias disciplinas: arquitetura, história, iconografia, litúrgica. O objetivo é contribuir para a divulgação, valorização do património religioso e sensibilização para a sua conservação.

Arquitectos de palmo e meio – workshop e ateliers para crianças É uma actividade que explica de forma pedagógica, lúdica e criativa temas relacionados com a arquitectura e o património para crianças e jovens em idade escolar, levando-os a conhecer melhor a história da arquitectura e o património arquitectónico de Portugal, bem como desenvolver o seu interesse para uma participação crítica e activa na melhoria das condições de vida para todos – casa, bairro, cidade. As crianças são conduzidas a fazer entre outras tarefas: desenhar a planta da casa, construir uma maquete… demonstrando que a arquitectura é uma aventura, conta a história das pessoas e dos sítios e que o património arquitectónico é divertido.

Saiba tudo sobre o Festival APROXIMA-TE! www.aproxima-te.com.

#ARQUITECTURA

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/16

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.