top of page

Educação Patrimonial na 3ª edição da Feira do Património


O Mundo Património marcou presença na 3ª edição da Feira do Património com um conjunto de acções de educação patrimonial envolvendo crianças, jovens, famílias e a população sénior do concelho de Coimbra.

O Mundo Património procura, através de experiências pedagógicas inovadoras, aproximar as crianças e os jovens do património envolvente, fazê-los sentir pertença de um legado comum e peça-chave na garantia da construção de um futuro melhor.

O Mundo Património acredita que é possível transmitir às crianças e aos jovens a dimensão fantástica, misteriosa e profundamente instrutiva associada ao património, seja ele edificado, imaterial, natural, científico, artístico ou literário… No fundo, a tudo aquilo que caracteriza a identidade do nosso país e, consequentemente, nos diferencia dos outros. Na Feira do Património, levou a cabo vários projectos documentados agora em imagens:

APROXIMAR - ateliers nas escolas do concelho de Coimbra que pretendeu que os mais novos reflectissem sobre o conceito de “património”, assim como dar a conhecer um pouco da história do local onde se realizou a feira - o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha. Mais de 500 crianças conversaram nas suas salas de aula sobre as várias tipologias de património e deram largas à imaginação, criando azulejos inspirados nos azulejos hispano-árabes.

APROXIME-SE, ROTEIROS PELA CIDADE - orientados pelos utentes da Aposénior, os roteiros tiveram como objectivo sensibilizar a população para a importância do património de Coimbra.

NINHUS - projecto de intervenção artística no âmbito da dança contemporânea realizado em parceria com a Aposénior, que teve como objectivo levar os participantes a relacionarem-se com as suas memórias e com a sua cidade através do corpo.

APROXIMA-TE, VISITAS DAS ESCOLAS À FEIRA - contou com a visita de mais de 350 alunos, aproximando-os dos agentes culturais do nosso país presentes no certame.

MUNDO PATRIMÓNIO NA FEIRA - contou com uma panóplia de ateliers pedagógicos, todos eles ligados à história daquele Mosteiro, onde as crianças e suas famílias puderam dar largas à sua imaginação.

Esta foi uma experiência que a equipa Mundo Património continuará a realizar um pouco por todo o país.

bottom of page