Conversas de Património: 4 conversas sobre Gestão do Património em Portugal

20 Abril, 17h00
Cláudio Torres 

O papel da Sociedade Civil na preservação e na divulgação do Património Cultural
Moderador Convidado: Luiz Oosterbeek

Os portugueses crêem, segundo o Eurobarómetro de 2017, que compete sobretudo ao Estado velar pelo património cultural. Nada melhor do que falar com o Prémio Pessoa protagonista do mais importante projecto de preservação e divulgação do património cultural promovido pela sociedade civil, nos últimos 40 anos:

Cláudio Torres é entrevistado por Luiz Oosterbeek, um outro activista do direito e do dever dos cidadãos relativamente a este bem colectivo.

Catarina Valença Gonçalves, directora do Programa Avançado de Gestão do Património Cultural e da Spira – é a anfitriã.​

A Conversa decorre em formato webinar (inscrições aqui) e será transmitida em acesso aberto através da página Facebook da patrimonio.pt, ficando depois disponíveis também no canal YouTube.

 

 

Cláudio Torres

Nascido em 1939, foi docente na Universidade de Lisboa, membro do Conselho Consultivo do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, director do Parque Natural do Vale do Guadiana, representante de Portugal no Comité do Património Mundial da UNESCO, presidente da Comissão Portuguesa do ICOMOS. 

Doutor “honoris causa” pela Universidade de Évora (2001), desenvolveu a sua actividade científica em particular nos domínios da arqueologia, da investigação histórica e da museologia, tendo sido comissário científico de diversas exposições de arqueologia e história nacionais e internacionais. Fundador e director do Campo Arqueológico de Mértola e da revista “Arqueologia Medieval”. Foi galardoado com o Prémio Pessoa (1991), agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique (1993) e em 2020 recebeu a Medalha de Mérito Cultural da República Portuguesa.

 

Luiz Oosterbeek

Colunista na patrimonio.pt desde 2018. Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Tomar. Presidente do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas. Coordenador da Cátedra UNESCO de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, Vice-Presidente de HERITY International, Membro do Conselho Científico do Museu Nacional de História Natural de França. Diretor de projetos de arqueologia, gestão do património e gestão do território na Europa, África e América Latina. Director do Museu de Mação. Presidente do Instituto Terra e Memória. Vice-Diretor do Centro de Geociências da Univ.de Coimbra. Autor e co-autor de cerca de 70 livros e 300 artigos.

BIENAL IBÉRICA DE PATRIMÓNIO CULTURAL - AR&PA 2019

OPINIÃO

COLUNISTAS

1/17

Um projecto

© 2021 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.