top of page

Uma casa com história(s) em Leiria



Ana Oliveira apresenta uma visita virtual à sua casa, em Leiria, abordando a questão do património cultural privado em Portugal e no âmbito do projecto da European Historic Houses Association (EHHA) “House of the Month”.


A Casa em Leiria tem servido como segunda residência da família Oliveira desde o século XVIII. Nessa altura, Joaquim Oliveira, engenheiro lisboeta e antepassado da actual proprietária, encontrava-se frequentemente na região de Leiria por se dedicar a obras de urbanização rodoviária entre Lisboa, Coimbra e Porto. Decidiu, portanto, construir a sua segunda residência em Leiria: a casa está na sua família até hoje. A casa, de arquitectura rocaille, abriga uma interessante colecção de artes decorativas.


Desde 2011 que Ana Oliveira passou a participar nas Jornadas Europeias do Património, abrindo metade da sua casa à comunidade e ali organizando eventos, visitas guiadas, workshops, palestras e exposições.


«A minha casa em Leiria mostra uma outra realidade que ainda existe no património privado; a casa está degradada, limitada por uma série de condicionantes e dá-nos uma outra percepção do património, que quero mudar, com a recuperação e o restauro, se possível a começar com os trabalhos ainda este ano.»


bottom of page