Buscar

Festa da Arqueologia 2019


25 a 27 Abril| 10h-18h | Museu Arqueológico do Carmo

A Festa da Arqueologia decorre nos dias 25, 26 e 27 de Abril no Museu Arqueológico do Carmo, indo já na sua 5ª edição. Este evento de comunicação da actividade arqueológica nacional, organizado pela Associação dos Arqueólogos Portugueses, reúne diversas instituições de âmbito cultural e traz um programa diverso e interactivo para toda a família.

Sobre a Festa da Arqueologia 2019: Este ano, a Festa da Arqueologia coincide com as comemorações dos 45 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, que serviram de mote para escolha do tema central: Revoluções & Resistências – das Origens à Revolução Industrial. «A História é feita de momentos que revolucionaram a Vida Humana: revoluções na alimentação, revoluções no modo de entender o mundo, revoluções na organização social, revoluções nas técnicas e no saber… Mas também é feita de movimentos de resistência – tentamos manter antigas práticas e religiões, alcantilamo-nos em fortalezas frente ao invasor, recuperamos o passado para que seja transmitido. Todos estes processos de Revolução e de Resistência, recorrentes desde a Pré-História até à Época Contemporânea, ficam de algum modo marcados no registo arqueológico.

Aparece-nos num novo artefacto que convive com os mais antigos, num novo tipo de construção que esconde os traços da que antecedeu, ou em marcas de uso e de vivência que indicam ao arqueólogo quem eram e como viviam as sociedades humanas do passado.

Na Festa da Arqueologia queremos trazer este mundo de descoberta e conhecimento à sociedade. Para isso, a organização e as instituições participantes prepararam um programa com várias actividades interactivas de conteúdo científico e de difusão dos objectivos, métodos e ferramentas da Arqueologia – participe e junte-se a nós nesta Festa!» Entrada Livre.

Mais informações

#ARQUEOLOGIA #FESTIVAL #MUSEUS

BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.