top of page

"Lisbon Under Stars" nas ruínas do Carmo


"LISBON UNDER STARS é um espectáculo imersivo que pretende valorizar a cultura e património de Lisboa. As Ruínas do Carmo revelaram-se o palco ideal para o LISBON UNDER STARS e aqui nasce uma nova forma de vivenciar a história da cidade. Criado e produzido pelo atelier OCUBO, em parceria institucional com o Museu Arqueológico do Carmo, LISBON UNDER STARS é uma experiência multidisciplinar onde se misturam projecções multimédia, bailarinos virtuais e efeitos visuais, ao som de grandes nomes da música Portuguesa.

​São as próprias paredes do Carmo, transformadas numa tela tridimensional e na voz inconfundível de Catarina Furtado, que nos contam esta aventura, pelos mais de 600 anos da história de Lisboa e de Portugal. Marcos como a Batalha de Aljubarrota, a Era dos Descobrimentos, o terramoto de 1755 ou a Revolução dos Cravos são apenas alguns momentos históricos que compõem este espectáculo imersivo.

​Cada momento desta viagem é enfatizado com as notas de Amália Rodrigues, Fernando Lopes Graça, Luis Freitas Branco, Madredeus, Salvador Sobral e Zeca Afonso. LISBON UNDER STARS conta ainda com a participação especial de Mariza, Rão Kyao, Teresa Salgueiro, Coro de Câmara Lisboa Cantat, Orquestra de Câmara da GNR, Tocá Rufar com Paulo Marinho, cujas músicas e performances fazem parte desta experiência virtual. O mesmo acontece com os bailarinos da Companhia Clara Andermatt e da Companhia Nacional de Bailado que, coreografados por Clara Andermatt, interagem com as paredes das Ruínas. O espectáculo inclui ainda trabalhos de Add Fuel, Daniel Eime, The Super Van by Vanessa Teodoro e Alexandre Farto aka Vhils que servem para contextualizar Lisboa dos dias de hoje. No centro dos acontecimentos, o público pode circular livremente pelo espaço, ver, ouvir e apreciar diferentes perspectivas desta viagem imersiva e envolver-se nesta marcante vivência audiovisual e sensorial, que tem sempre lá no alto as estrelas a lembrar-nos da verdadeira dimensão do Universo e da nossa condição humana no espaço e no tempo.

​Ali sob as estrelas, há 629 anos, nasceu a Igreja do Carmo. Resistente ao tempo e testemunho de uma história imensa, que a transformou numa das mais belas paisagens edificadas de Lisboa. Hoje, sob as mesmas estrelas, ali está ela para nos contar a sua pujante história repleta de aventuras."

Veja o vídeo do espectáculo:

"Lisbon Under Stars" estará em exibição nas ruínas do Carmo até 30 de Junho e os bilhetes encontram-se disponíveis aqui.

bottom of page