top of page

Sala dos Embaixadores, Palácio Nacional de Belém


Dando continuidade à intenção da patrimonio.pt de alargar o espectro das visões e perspectivas sobre o património, damos início à publicação de fotografias e vídeos que nos revelem um pouco dos bastidores do que se passa no mundo da Conservação e Restauro em Portugal e internacionalmente. Esta iniciativa é aberta aos profissionais que dela queiram fazer parte, sendo objectivo da patrimonio.pt incentivar a divulgação de boas práticas nesta área de trabalho.

Inauguramos com a intervenção de conservação e restauro na Sala dos Embaixadores do Palácio Nacional de Bélem, a cargo do Atelier Samthiago.


Sala dos Embaixadores, Palácio Nacional de Belém (imagens retiradas de http://www.museu.presidencia.pt/)

Onde: Palácio Nacional de Belém, Lisboa

O Quê: Sala dos Embaixadores – painéis centrais do teto, revestidos a pintura sobre tela e outros elementos em talha dourada

Data: Agosto de 2012

Descrição: Pormenor da intervenção de conservação e restauro, sobre o teto da Sala dos Embaixadores, do Palácio Nacional de Belém (Lisboa), Monumento Nacional. A Sala dos Embaixadores é a sala onde são recebidos todos os convidados oficiais do Presidente da República Portuguesa e onde decorrem as tomadas de posse oficiais. Intervenção sobre os revestimentos de pintura sobre tela e talha dourada.

Foto: Reintegração final, in loco (vista em reflexo de espelho decorativo).

Notícia Newsletter Samthiago (Out-Dez-2012):

PALÁCIO NACIONAL DE BELÉM RECEBE TRABALHOS DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO

O Palácio Nacional de Belém, residência oficial da Presidência da República Portuguesa, recebeu recentemente trabalhos de conservação e restauro ao nível do teto da Sala dos Embaixadores.

O imóvel, classificado como Monumento Nacional, esteve durante o período de trabalhos "aberto para obras". Nas visitas que se realizassem aos fins-de-semana, os visitantes poderiam circular pelo espaço da intervenção e constatar os trabalhos que estavam a ser levados a cabo.

De um modo geral, a intervenção levada a cabo pela SAMTHIAGO, consistiu na consolidação e restauro dos brasões das telas centrais do teto da Sala dos Embaixadores, sala comumente utilizada para tomadas de posse e outras cerimónias oficiais.

bottom of page