top of page

Uma Viagem de Estudo a Projectos de Gestão Patrimonial



Acreditando que o conhecimento na primeira pessoa de projectos emblemáticos é fundamental para a promoção das melhores práticas no Património Cultural, a Spira propõe mais uma edição internacional das Spira Tours Pro: viagens de estudo destinadas a profissionais e estudantes do sector do Património Cultural e Natural. A 2ª edição é promovida em parceria com o International National Trust Organization (INTO), um dos melhores exemplos a nível europeu de gestão patrimonial, reunindo, actualmente, mais de 6 milhões de associados. Esta visita de estudos será composta por 4 dias de visitas técnicas acompanhadas por uma forte componente de aulas in loco, ministradas pelos responsáveis das entidades/projectos visados. Os 4 dias de aulas abordarão temáticas como "Community Engagement", "Partnerships and Volunteering", "Marketing and Communications", "Visitor Experience" e "Property Operations".


Conheça aqui o programa na íntegra.


____________________________________________________________________________________________________


National Trust

O National Trust - International National Trusts Organization (INTO) é um dos melhores exemplos a nível europeu de gestão patrimonial, reunindo mais de 6 milhões de associados.


O seu propósito assenta na necessidade de cuidar e valorizar o património cultural e natural em Inglaterra, Wales e Irlanda do Norte, sob o mote “for everyone, forever”.


Factores como a estrutura de funcionamento, o modelo de gestão patrimonial, mas também o próprio posicionamento da sociedade relativamente ao Património comum, determinam aquela que é a maior entidade de beneficência do Reino Unido, criada em 1895, no rescaldo das transformações sociais, económicas e de ordenamento do território trazidas pela Revolução Industrial.


Actualmente, o National Trust cuida de 780 milhas de linha de costa, quase 250.000 hectares de paisagem rural e mais de 500 propriedades históricas, incluindo casas antigas e jardins (mantendo os proprietários com a possibilidade de nelas continuar a viver), monumentos industriais e sítios históricos.


O financiamento do National Trust depende do apoio dos seus membros, mecenas, voluntários, fundos nacionais e internacionais, assim como das receitas geradas pelas actividades comerciais (como o catering, o aluguer de casas para férias ou o retalho).


Conhecer por dentro o reputado National Trust, analisar o seu modelo de gestão, assente num universo de elementos consideráveis (quer em quantidade, quer em relevância) e orientado para a promoção do “benefício colectivo”, é de facto uma oportunidade única para melhor compreender o a relevânica da organização e gestão patrimonial, com exemplos passíveis de serem exportados e adaptados a qualquer realidade.


____________________________________________________________________________________________________

Para inscrições contactar:


» Joana Brito | jvb@spira.pt

» Gonçalo Magano | patrimonio.pt@spira.pt

» Inês Monteiro | administrativo@spira.pt

+ 351 911 158 698


bottom of page