top of page

Património Sustentável nas Jornadas Europeias do Património 2022



As Jornadas Europeias do Património (JEP) são um conjunto de iniciativas realizadas anualmente, e com um tema específico, nos 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia, tendo como principais objectivos a sensibilização para a riqueza cultural europeia e a sua protecção e promoção.


As JEP tiveram origem em 1985, tornando-se num dos eventos culturais participativos mais promovidos na Europa. Através destas iniciativas, os cidadãos europeus podem conhecer uma variedade de monumentos e sítios que costumam estar fechados ao público durante grande parte do ano, através de visitas gratuitas e outras actividades de programação.


Em Portugal esta iniciativa teve origem em 2005, com uma série de eventos subordinados ao tema “A Música (en)Canta o Património”, aliando os conceitos de Património e Música, com uma vertente de apoio ao Património Arquitectónico Português.


Este ano o tema é “Património Sustentável”, com o objectivo de alertar, informar e educar o público para a protecção do património cultural no contexto das alterações climáticas e transformação ambiental.


As JEP vão ter lugar nos dias 23, 24 e 25 de Setembro e contam com mais de 300 actividades. Conheça a programação completa no site: http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2022/digital/index.php



bottom of page