top of page

Património e Clima em destaque no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios



Foi no ano de 1982 que, no dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi estabelecido pelo ICOMOS (International Council of Monuments and Sites). Este dia, também reconhecido pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), procura comemorar e divulgar a diversidade patrimonial, bem como consciencializar o público para a necessidade de proteger e conservar este mesmo património. Anualmente é definido um tema, proposto pelo ICOMOS, através do qual é regida toda a programação no âmbito destas comemorações. Em 2022 o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios explora o tema “Património e Clima”.


Este ano a DGPC (Direção-Geral do Património Cultural), em colaboração com o ICOMOS Portugal, desafiam à reflecção sobre o impacto do aquecimento global e das alterações climáticas no sector do património cultural, bem como à promoção de iniciativas que apelem à consciencialização do valor do património cultural enquanto agente transformador e mediador de iniciativas sustentáveis, numa dinâmica de salvaguarda do património.


Conheça aqui todas as iniciativas enquadradas nesta data comemorativa, e que estão programadas para as próximas semanas.


bottom of page