top of page

Património Bands: Pedrógão Grande



11 Setembro | 17h30


Pedrógão Grande dá palco à centenária Filarmónica Pedroguense em performances deambulantes pelo património mais relevante da vila:


17H30 – Capela do Calvário (séc. XVII)

18H15 – Jardim da Devesa

19H00 – Igreja da Misericórdia (séc. XVI)


Em cada um destes locais, um mediador especializado fará o enquadramento histórico e cultural dos patrimónios visitados, sempre em diálogo estreito com a música trazida pela banda, numa sintonia entre som, espaço e memória nos lugares mais emblemáticos da vila.



A Filarmónica Pedroguense, colectividade cuja fundação remonta aos meados do século XIX, envolve hoje perto de 50 pessoas, sendo a sua Banda de Música constituída por cerca de 30 elementos distribuídos pelos diversos naipes, onde predomina maioritariamente a juventude. A Escola de Música conta actualmente com cerca de 15 alunos sob a orientação do Maestro Bruno Cruz, bem como com a ajuda de alguns músicos com mais experiência.


A participação é livre, recomendando-se a inscrição prévia através do e-mail bienalarpa@spira.pt


No âmbito da programação da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), promotora da edição deste ano, recebem dez performances de filarmónicas e outras bandas tradicionais, tendo os patrimónios locais como fundo e como tema. (+)


Fotografias: Câmara Municipal de Pedrógão Grande e Filarmónica Pedroguense.


bottom of page