top of page

Património Bands: Figueiró dos Vinhos


17 Setembro | 18h30


Com ponto de partida junto ao edifício da Torre da Cadeia, construída no século XVI por ordem dos juízes, como símbolo do poder do município, é a vez de Figueiró dos Vinhos ser palco e tema da performance Património Bands, com a Sociedade Musical de Instrução e Recreio Figueiroense como protagonista de um diálogo com os espaços patrimoniais da vila.


Da Torre da Cadeira se avista o núcleo quinhentista da Vila e seus principais edifícios. Torre robusta, coroada de merlões, com uma porta quinhentista, foi convertida em cadeia nas primeiras décadas do séc. XX.


Segue-se o edifício dos Paços do Concelho, construído entre 1874 e 1876, local onde antigamente existiu a Santa Casa da Misericórdia e o Hospital dos Apóstolos. Após um incêndio, foi reconstruído em 1936 e o seu interior possui azulejos da autoria de Jorge Colaço que retratam paisagens do Concelho.

Por último, temos a Igreja Matriz. Originária do século XIII e reconstruída várias vezes entre os séculos XVI e XX, é conhecida como Igreja de São João Baptista e classificada como Monumento Nacional desde 1922. No seu interior destaca-se a Capela Mor, com altar em talha dourada, estilo D. João V, a tela “o Baptismo de Cristo”, da autoria do pintor José Malhoa, azulejos de Teotónio dos Santos de 1716, a imagem do Senhor dos Aflitos de autoria do mestre Simões de Almeida Júnior, uma arca tumular onde repousam os senhores de Figueiró.



Em cada um destes locais, um mediador especializado do município fará o enquadramento histórico e cultural dos patrimónios visitados, sempre em diálogo estreito com a música trazida pela Banda Filarmónica Figueiroense, numa sintonia entre som.


A Banda Filarmónica Figueiroense é a colectividade viva mais antiga da Vila. Criada no século XIX, um dos momentos altos da sua existência foi pelo ano de 1900, em que executava peças de real valor - uma delas composta expressamente para a inauguração do chalet “O Casulo”, residência do Mestre Malhoa. Passou por momentos altos e de reconhecimento, tendo actuações de alto nível, com a imprensa a fazer frequentemente referência à sua qualidade musical.


A participação é livre, recomendando-se a inscrição prévia através do e-mail bienalarpa@spira.pt


No âmbito da programação da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), promotora da edição deste ano, recebem dez performances de filarmónicas e outras bandas tradicionais, tendo os patrimónios locais como fundo e como tema. (+)


Imagens: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.



bottom of page