Buscar

Património Bands: Alvaiázere

Atualizado: Set 22


25 Setembro | 18h00


Com ponto de partida junto à Igreja Matriz e Coreto, no centro da vila, Alvaiázere será palco e tema da performance Património Bands, com a Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília como protagonista de um diálogo com os espaços patrimoniais do município e numa programação integrada nas Jornadas Europeias do Património 2021.


A Igreja Matriz de Alvaiázere é um templo consagrado a Santa Maria Madalena. Terá sido, provavelmente, edificada na segunda metade do século XVI e objecto de profundas obras de remodelação nos séculos subsequentes, modificando parte da sua volumetria quinhentista. Segue-se o Coreto, um exemplar da arquitectura cultural e recreativa datado de 1929, sendo considerado um dos mais emblemáticos da região centro. De seguida, a performance e visita guiada deslocam-se para a Fonte da Carranca, chafariz de Alvaiázere, construído em finais do séc. XIX.



O percurso termina no Museu Municipal, antiga quinta particular (com casa senhorial) transformada em museu pelo município, onde se podem visitar duas exposições permanentes: “Tempo, Espaço e Memória” que retrata alguns dos ofícios tradicionais que marcaram o concelho de Alvaiázere até meados do século XX e “Conduzidos pelo Tempo – Arqueologia do concelho de Alvaiázere", que representa a ocupação deste território deste o Paleolítico até à Idade Média.


Em cada um destes locais, um mediador especializado do município fará o enquadramento histórico e cultural dos patrimónios visitados, sempre em diálogo estreito com a música trazida pela Sociedade Filarmónica Alvaiazerense, numa sintonia entre som.


A Sociedade Filarmónica Alvaiazerense de Santa Cecília é a mais antiga instituição cultural do concelho mas são os jovens que hoje lhe dão vida, na escola de música, na banda e na orquestra ligeira, fiéis à finalidade para que foi criada, há 98 anos: o ensino e a divulgação da música.



A participação é livre, recomendando-se a inscrição prévia através do e-mail bienalarpa@spira.pt.


No âmbito da programação da AR&PA Bienal Ibérica de Património Cultural, os dez municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), promotora da edição deste ano, recebem dez performances de filarmónicas e outras bandas tradicionais, tendo os patrimónios locais como fundo e como tema. (+)


Imagens: Câmara Municipal de Alvaiázere



#BIENALARPA #PATRIMONIOBANDS #ALVAIÁZERE

To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.