top of page

Open Works mostra bastidores da recuperação de património de Oeiras



Até ao final de Julho, a iniciativa Oeiras Open Works oferece ao público a possibilidade de conhecer por dentro o património do município através de visitas técnicas multidisciplinares a locais patrimoniais em obras de restauro.


Esta iniciativa pretende garantir a acessibilidade física e intelectual aos equipamentos e ao património cultural que estes enformam através de um serviço de mediação transversal e aberto. Tendo como objectivos aproximar as pessoas do património recorrendo ao "fascínio dos bastidores” do património cultural, estabelecendo mediações democráticas e promovendo uma acessibilidade universal à fruição patrimonial e um diálogo entre a comunidade local, profissionais e visitantes, as visitas dirigem-se ao público generalista e à população de Oeiras, em particular.


Neste ciclo de visitas guiadas, que já está em curso, a um conjunto de monumentos em obra em Oeiras, as visitas são sempre acompanhadas por um historiador, por um técnico de conservação e restauro e por um responsável de obra.


Fotografias: Leila Fernandes


Até ao final de Julho, é possível conhecer por dentro o Palácio Marquês de Pombal e a Capela de S. João Baptista em Linda-a-Pastora, mas estão previstos outros ciclos com demais património relevante do município de Oeiras, sempre com o foco na aproximação do público ao trabalho dos profissionais do património e aos locais patrimoniais mais emblemáticos de Oeiras.


De 18 de Junho a 31 de Julho, às sextas-feiras às 18h00 e aos sábados às 10h00. Todas as visitas são gratuitas e sujeitas a inscrição prévia (udph@oeiras.pt ou 214 404 847).


Programa no âmbito do projecto Oeiras 27.



bottom of page