top of page

OPEN CALL <40: Os próximos 10 anos do Património Cultural em Portugal



No âmbito da comemoração dos 10 anos da PATRIMONIO.PT, surge a oportunidade para prospectivar a próxima década do sector do Património Cultural em Portugal, no formato de uma Monografia: 10 especialistas abordam as tendências de 10 temas chave do desenvolvimento do Património Cultural em Portugal.


O que nos trarão os próximos 10 anos no campo das políticas patrimoniais em território português?


Pensar estrategicamente e com uma perspectiva longa é fundamental num campo como o do Património Cultural - foram assim eleitos 10 temas que procuram cobrir as principais linhas de trabalho no sector: Economia do Património; Gestão Patrimonial; Formação nas áreas do Património; Educação Patrimonial; Projectos de Desenvolvimento Local de Base Patrimonial; Património Arqueológico; Artes & Ofícios; Museus; Conservação e Restauro; Interpretação, Tecnologia e Comunicação.


A patrimonio.pt pretende que esta mesma reflexão seja igualmente acompanhada pelos seus leitores, e profissionais do sector, que pretendam responder a esta Call*: paralelamente à monografia que está a ser preparada, a patrimonio.pt publicará 10 artigos inéditos, submetidos de forma espontânea, que abordem os mesmos 10 temas de destaque na monografia. Querendo dar voz a uma nova geração de profissionais actuantes no sector, serão aceites artigos de profissionais de todas as áreas do Património Cultural com idade igual ou inferior a 40 anos. Para dar resposta a esta Call, os interessados deverão enviar um e-mail para patrimonio.pt@spira.pt, dando conta da intenção de participação, disponibilizando as seguintes informações:

Nome: Idade: Habilitações Literárias: Percurso Profissional:

Tema que pretende abordar:


Os textos em causa deverão ter até 5 páginas (entre 1500 palavras) incluindo imagens, escritos em português. A data final de entrega será o dia 1 de Outubro de 2022.


Todos os autores que participarem nesta Call serão convidados a estar presentes no evento celebratório do lançamento da Monografia "Os próximos 10 anos do Património Cultural em Portugal: Tendências”.


*os artigos estarão sujeitos a validação pela coordenação editorial da Patrimonio.pt

bottom of page