top of page

Museu de Lisboa inaugura exposição sobre maqueta da cidade do início do século XX



No dia 9 de Fevereiro vai ser inaugurada uma exposição dedicada à "Cidade-miniatura", uma maqueta da cidade de Lisboa no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta. A maqueta é o resultado de 26 anos de trabalho de Luís Caetano Pereira de Carvalho (1863-1933), construtor civil, mestre carpinteiro e 2º Comandante do Corpo de Bombeiros Municipais de Lisboa. A maqueta foi um projecto de vida do seu autor, tendo começado em 1906 sem nunca ter sido definitivamente completada.


A exposição reúne o trabalho de investigação conjunta de técnicos do Museu de Lisboa, do Regimento de Sapadores Bombeiros Municipais, especialistas de socorro na cidade e familiares de Luís Caetano Pereira de Carvalho. Os participantes vão poder aprender sobre a fisionomia da cidade de Lisboa no início do século XX e as suas diferenças face à Lisboa actual, os desafios que a cidade tinha em situações de incêndio, assim como a história de vida do "bombeiro" da maqueta.

A exposição vai ser inaugurada no dia 9 de Fevereiro e continuará disponível até 3 de Setembro. Terá lugar no Museu Lisboa - Palácio Pimenta às 18h, com o preço do bilhete a 3€. Para mais informações, consulte o site: https://www.museudelisboa.pt/pt/acontece/cidade-miniatura



bottom of page