top of page

Montijo recebe Encontro Nacional de Molinologia



A Etnoideia e a Câmara Municipal de Montijo organizam nos dias 9 e 10 de Novembro o V Encontro Nacional de Molinologia. E Encontro apresenta um programa diversificado, dado o rico património molinológico local e o dinamismo municipal na sua preservação e valorização - de que se destaca a recuperação do Moinho de Vento do Esteval e do Moinho de Maré do Cais, sendo este o único em funcionamento no estuário do Tejo.


O V Encontro Nacional de Molinologia desenvolve-se em duas vertentes: a recolha, aprofundamento e partilha do Saber e do Saber Fazer tradicionais ao nível da Etnotecnologia e da Molinologia Portuguesa; e a apresentação e reflexão conjunta de projectos de desenvolvimento envolvendo a reabilitação e valorização de moinhos tradicionais em Portugal.


A Rede Portuguesa de Moinhos foi criada em 2006 e abrange cerca de duas centenas de participantes activos de 62 Municípios do continente e ilhas. Conta entre os seus membros com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Escolas, Associações de Desenvolvimento, Associações Culturais e de Defesa do Património, Museus Investigadores, Empresários, Curiosos, Moleiros, Estudantes e entusiastas dos moinhos e do património rural. A rede funciona em articulação estratégica com a TIMS – The International Molinological Society, proporcionando um interface entre as duas redes, nos níveis nacional e internacional, dando acesso a conexões efectivas com pessoas, organizações e redes nacionais em mais de trinta países em todo o mundo.


Um dos principais objectivos da rede é a afirmação do património Molinológico Português como uma mais-valia para o desenvolvimento regional e local, designadamente nas áreas-chave da cultura, educação, empreendedorismo e valorização e promoção turística sustentável e de qualidade.


Neste Encontro, para além de participarem das sessões de comunicação dos intervenientes, será possível aos participantes visitarem diversos moinhos da região.


Dias 9 e 10 de Novembro, no Montijo.




bottom of page