top of page

Loulé Design Lab



O Loulé Design Lab é um laboratório de criação, investigação e experimentação integrado na iniciativa Loulé Criativo, da Câmara Municipal de Loulé, que apoia projectos de criadores na área do design aplicado à cultura local e promove o cruzamento do design com as artes tradicionais, enquanto contributo para a salvaguarda dos saberes e sedimentação de uma identidade local.


Situado no recentemente reabilitado Palácio Gama Lobo, em Loulé, e ao fim de dois anos de actividade, tem ajudado a formar e a fixar no território uma consistente comunidade criativa, altamente comprometida com a sustentabilidade, especializada nos processos colaborativos, atenta ao contexto local e ao património cultural.

As principais linhas de acção são o acolhimento e a incubação de criadores em ateliers e oficinas partilhadas; a promoção de projectos de investigação aplicada à produção local; um laboratório de criação e desenvolvimento de produtos; a ponte com a rede de oficinas locais e uma programação regular com residências artísticas, workshops, conferências e exposições.

O Loulé Design Lab apoia residências criativas que permitam gerar novos produtos e oportunidades de produção para os artesãos, assim como introduzir melhorias na produção local e promover a qualidade da oferta atraindo novos actores e dinâmicas. Estes residentes são apoiados na promoção de experiências criativas abertas ao público geral, escolas e turistas.

São também promovidos momentos de debate e reflexão em torno de vários temas relacionados com o design, o património e o consumo.

bottom of page