top of page

JOGOS CRUZADOS. Viagens entre Oriente e Ocidente



O Museu Nacional de Arte Antiga, com o apoio da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, e um conjunto de coleccionadores privados, realiza, entre 15 de Junho e 25 de Setembro, a exposição «JOGOS CRUZADOS. Viagens entre Oriente e Ocidente», com comissariado científico de Ulrich Schädler, director do Musée Suisse du Jeu, e Thomas Thomsen. Um impressionante acervo de tabuleiros, peças e de outros objectos ligados ao jogo, produzidos no Oriente e na Europa entre os séculos XV e XIX, mostra não só uma variedade extraordinária de obras-de-arte, confeccionadas com os mais requintados materiais – marfim, ouro, prata, laca e madeiras exóticas, madrepérola – como explora a dimensão cultural da actividade lúdica ao longo dos últimos séculos.


Além das suas particularidades como forma de entretenimento, o jogo suscita importantes fatores de sociabilidade e de desenvolvimento cognitivo, constituindo-se hoje como objecto de interesse não apenas da antropologia e da história mas também da ciência política, da matemática e da economia. Naturalmente, tendo em conta as características da colecção e do seu contexto expositivo, no MNAA, dá-se aqui especial atenção à qualidade artística e artesanal das peças apresentadas e, sobretudo às interacções civilizacionais que representam: a circulação de formas, de modelos construtivos e de tipologias decorativas entre grandes espaços geográficos, e a receção, assimilação e difusão de jogos numa influência recíproca entre o Oriente e o Ocidente.


Charles Gray (1865-1900)

Xadrez do Médio Oriente em Basar (Índia)

© Paulo Alexandrino e Masayuki Kondo


Além do apoio decisivo da Fundação “la Caixa”, dos colecionadores, museus e outras instituições portuguesas e estrangeiras, que generosamente contribuíram para esta inédita exposição, o MNAA assinala a colaboração do Musée Suisse du Jeu, da Fundação Champalimaud, da Lusitania Seguros, e, para a comunicação e divulgação, da Antena 2 e da RTP.


Esta mostra, que inclui mais de 150 peças, conta ainda com a edição de um catálogo em versões portuguesa e inglesa, incluindo um conjunto de ensaios de reputados investigadores nacionais e internacionais.



bottom of page