Buscar

International Heritage Talks

12 de Outubro | 9h00-17h00 | Auditório Solar da Música Nova, Loulé



Tendo como mote as “Artes & Ofícios como Prática de Sustentabilidade em Património Cultural”, neste seminário debate-se o fundamental tema dos saberes artesanais ainda existentes em Portugal e promove-se esse mesmo debate à escala internacional – a única que pode garantir sustentabilidade a este importante activo do nosso país.


É objectivo destas Talks contribuir para o novo ciclo das “Artes & Ofícios” em Portugal, procurando que esta vertente do património cultural se afirme como paradigma da sustentabilidade agora universalmente apregoada, recuperando tradições perdidas ou em vias de extinção, valorizando recursos endógenos bem como os saberes dos mais velhos, convocando os mais novos para integrarem estas dinâmicas, trazendo inovações ao nível do processo de fabrico e de design e colocando este know how e estes serviços disponíveis internacionalmente.  


A manhã será dedicada à apresentação teórica, e a tarde à experimentação no terreno de alguns dos projectos em curso no território nacional, em particular do Algarve.


PROGRAMA

09h00 Recepção aos participantes


09h30 Abertura Oficial


09h45

Keynote speaker: Nicole Segundo, Michelangelo Foundation: Apoiando o Futuro das “Artes & Ofícios”

10h30

Moderação: Margarida Alçada, Centro de Artes e Ofícios do Património

  • Formação, Inovação e Comercialização nas Artes & Ofícios em Portugal – Conceição Amaral, Fundação Ricardo Espírito Santo Silva

  • Artes & Ofícios, novo design e reabilitação arquitectónica – Ana Jara, Artéria

Debate


11h45 Coffee break & Networking

12h00

Moderação: Luís Rocha, Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património,

  • Artesãos Criativos – Henrique Ralheta, Loulé Criativo/Loulé Design Lab

  • Artesãos / Designers e a sua importância para um futuro sustentável – Fátima Durkee, Passa ao Futuro

Debate

13h15

Comentário: Filipa Belo, Portugal Manual


13h45 Apontamento de almoço volante

15h00

Artes & Ofícios na rua: imersão no terreno guiada pelos responsáveis do projecto Loulé Criativo (Marília Lúcio, Teresa Mascarenhas, Joaquim Mealha e Patrícia Rita da Câmara Municipal de Loulé) com visita a Roda da Empreita, às Oficinas de Caldeireiros, de Barro, de Relojoeiro e de Cordofones e à Lojas do projecto.


Inscrições em bienalarpa.pt



BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.