top of page

Inscrições Abertas para a 2ª Edição dos Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design



A celebração anual das Artes & Ofícios e Novo Design no nosso país está de volta, desta vez, em todo o território nacional continental. Entre Abril e Maio, os Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design levam os artesãos e novos makers portugueses a abrir ao público as suas oficinas. Serão promovidas mais de 60 actividades ao longo de 5 fins-de-semana distribuídos pelas regiões Algarve, Alentejo, Centro, Norte e Lisboa e Vale do Tejo. As inscrições estão abertas aqui.


Os Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design constituem o primeiro projecto em Portugal com escala nacional a integrar as JEMA – Journées Européennes des Métiers D’Art. Esta segunda edição do projecto promove mais de 60 actividades em torno do saber-fazer: Tecelagem, Cestaria, Trabalho em Cobre, Encadernação, Ecoprint, Upcycling de Moda, Serigrafia, Cerâmica, Produção e Restauro em Madeira, Pintura Tradicional Alentejana, Cutelaria, Impressão Fotográfica, Cosmética Natural, entre outras técnicas. O valor de cada actividade é definido por cada artesão / novo maker e reverte para este.


Os Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design são um projecto Spira – revitalização patrimonial e destinam-se ao público generalista, jovens, famílias e profissionais do sector, procurando afirmar o território nacional também como destino de Artes & Ofícios. Através de uma programação cultural diversificada, os Dias Abertos A&O|ND promovem uma outra forma de descobrir Portugal. “O visitante terá a oportunidade de participar em oficinas abertas e experimentar, na primeira pessoa, o que de mais estimulante é desenvolvido ao nível das práticas artesanais e trabalhar com as matérias-primas locais”, avança a Organização.


A primeira edição dos Dias Abertos AO|ND ocorreu em 2022, no âmbito da primeira Bienal Artes & Ofícios | Novo Design 2023. Em 2023, os Dias Abertos AO|ND contam com o apoio da AICEP, do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Algarve e do Alentejo, da Direcção Regional de Cultura do Norte e das Câmaras Municipais de Lisboa e de Loulé.


bottom of page