top of page

ICOM anuncia o tema da edição 2020 do Dia Internacional dos Museus


Todos os anos desde 1977, o International Council of Museums (ICOM) organiza o Dia Internacional dos Museus. O objectivo da celebração é aumentar a consciencialização sobre o papel dos museus como meio de intercâmbio cultural, enriquecimento social, bem como para o desenvolvimento de entendimento mútuo, colaboração e paz entre os povos.


Organizados a cada 18 de Maio desde há mais de 40 anos, os eventos e actividades planeadas para celebrar o DIM podem durar um dia, um fim de semana ou até a semana inteira. Mais e mais museus em todo o mundo participam nesta celebração: em 2019, 37000 museus participaram no evento em 158 países e territórios.


Com o tema Museus pela igualdade: diversidade e inclusão, o Dia Internacional dos Museus 2020 pretende constituir um ponto de encontro para a celebração da diversidade de perspectivas que compõem as comunidades - dentro e fora dos museus -, além de promover ferramentas para identificar e superar preconceitos naquilo que os museus mostram e nas histórias que contam.


bottom of page