BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

A actualidade do património cultural em Portugal

Um projecto

© 2020 Spira

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.

Buscar

Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra [Expositores Bienal AR&PA 2019]


A Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra (EPRPS) foi fundada em 1989 pela Câmara Municipal de Sintra, ao abrigo do Decreto-lei n. º26/89 de 21 de Janeiro, que reconhecia aos municípios a possibilidade de assumirem a qualidade de promotores de escolas profissionais. Surgiu da necessidade de profissionais qualificados, que foram desaparecendo com a extinção do ensino Técnico/Industrial.



A autarquia de Sintra, sensibilizada para os problemas socias da sua população e atenta à necessidade de preservação do seu património cultural, como garante da nossa identidade, decide desenvolver o projecto de criação da EPRPS. Nesse sentido, e consciente da necessidade de proporcionar aos nossos jovens percursos alternativos de ensino e como forma contrariar o crescente insucesso escolar que se fazia sentir, a edilidade Sintrense decidiu apostar num projecto pioneiro a nível municipal, aproveitando a existência de fundos comunitários disponíveis, proporcionando formação técnico-teórica aos jovens na área da reabilitação e preservação do património.


Com 30 anos de existência, a Escola do Património, propriedade da Câmara Municipal de Sintra, centra a sua actividade na formação de técnicos nas áreas de conservação, recuperação e divulgação do património e da artes. Inaugurada oficialmente a 17 de maio de 1989, iniciou a sua actividade pedagógica no dia 22 de Maio, ministrando um único curso o de Técnico de Recuperação do Património Edificado e, em 2006, é reestruturado após a organização dos princípios orientadores e gestão de currículo, passando a Assistente de Conservação e Restauro.


Com uma formação onde se desenvolvem capacidades de reflexão crítica, confrontando valores, ideias, metodologias, projectos e propostas, sempre com o fim da preservação da memória, da nossa história, do nosso passado – o nosso Património.


O seu ensino, centrado na educação patrimonial, tem sido orientado na preparação de alunos para o mundo do trabalho, facultando contactos para integrarem equipas multidisciplinares, como também para o prosseguimento de estudos académicos.


escoladopatrimonio.pt



#BIENALARPA #CONSERVAÇÃOERESTAURO #SINTRA