Decorre até ao mês de Agosto uma empreitada de conservação da Citânia de Santa Luzia, com um investimento municipal de 100 mil euros. A obra, realizada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), iniciou no mês de Janeiro e incide na estabilização e restauro das alvenarias dos diferentes sistemas estruturais que constituem a Cidade Velha de Santa Luzia.
A intervenção observa as técnicas construtivas tradicionais, incluindo a colocação de elementos de travamento transversal com a dimensão e o espaçamento determinado em obra. O assentamento será executado sem recurso à utilização de argamassas, evitando a utilização de elementos de fixação, de forma a constituir um aparelho com as características da alvenaria existente.
Serão utilizadas as unidades de alvenaria existentes no local, prevendo-se a possibilidade de recorrer a unidades existentes em depósito, dentro do perímetro da Cidade Velha, caso seja necessário para colmatar espaços ou proceder a reforços complementares.
A Citânia de Santa Luzia, um dos mais conhecidos castros do Norte do país, está classificada como Monumento Nacional desde 1926 e situa-se no monte com o mesmo nome, sobranceiro à cidade de Viana do Castelo. A estrutura encontra-se aberta ao público desde 1994, integrando-se num conjunto de estações arqueológicas existentes no Norte de Portugal.
Comentários