top of page

Dia Nacional dos Castelos



Hoje, dia 7 de Outubro, assinala-se o Dia Nacional dos Castelos. Nesta efeméride, a patrimonio.pt decidiu comemorar um dos castelos mais emblemáticos do País – o Castelo de São Jorge, em Lisboa.


Este Castelo é um dos monumentos mais antigos do país, com origens que remontam à Idade do Ferro. Foi protagonista de vários marcos importantes na história de Portugal, em particular a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques em 1147. Com o passar do tempo, o Castelo manteve a sua relevância militar e política, chegando a ser o local de habitação para a Corte Real, do séc. XIII até ao séc. XVI, aquando da sua transferência pelo rei D. Manuel I para o Paço da Ribeira (actual Praça do Comércio). Além disso, foi o primeiro monumento a ser considerado formalmente como monumento nacional em 1910 por decreto de D. Manuel II.


Ao longo da sua mais recente história, o Castelo foi alvo de várias intervenções, tendo as mais extensas ocorrido entre 1938 e 1940 sob a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) durante o período do Estado Novo. Apesar do pendor ideológico prevalente nesse tempo, as intervenções nesse período foram recebidas de forma positiva. A intervenção mais recente ocorreu em 2010, que consistiu na criação do Núcleo Arqueológico do Castelo de São Jorge.


No dia Dia Nacional dos Castelos a patrimonio.pt anuncia que uma das formadores do curso de Gestão de Projectos Patrimoniais será a Dra. António Amaral, directora do Castelo de S. Jorge! Para mais informações consulte https://www.patrimonio.pt/cursos


bottom of page