Buscar

Devesas vai ser museu dedicado ao Ambiente


A antiga cerâmica das Devesas, em Vila Nova de Gaia, vai acolher um museu sobre alterações climáticas que se designará “Gaia Museu-Ambiente”.


O antigo complexo, cuja compra foi anunciada em Fevereiro de 2018 pelo município de Vila Nova de Gaia, tem uma área total de 13.500 metros quadrados. Inicialmente foi anunciado que no espaço seria colocado o futuro Museu da Cidade, projecto que agora foi actualizado para um equipamento dedicado às questões ambientais.


“O significado histórico da actividade industrial no concelho, e em particular a relação com os movimentos artísticos centrados nas figuras de Soares dos Reis e Teixeira Lopes, confere àquele complexo industrial um valor excepcional de enorme importância estratégica para o desenvolvimento futuro da cidade, reforçado pela localização privilegiada da fábrica junto à estação de comboios das Devesas”, descreveu a autarquia.


Porém, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia antecipara já que estava “em estudo” a alteração de tipologia do museu para “um museu e laboratório interactivo sobre mudanças climáticas”. “Sentimos que há muita coisa que está a ser dita e escrita sobre a temática das alterações climáticas e do ambiente, mas também muito senso comum e um vazio pedagógico. Em Portugal, o trabalho está a ser feito pelas universidades e organizações não-governamentais, mas achamos que Gaia pode dar mais contributos”, disse Eduardo Vítor Rodrigues.


Na apresentação também foi frisado que os painéis de azulejos que compõem o muro que circunda as actuais ruínas da cerâmica das Devesas já estão classificados e vão ser preservados.


Fonte: Público


#PATRIMÓNIODEVOLUTO #NORTE #MUSEUS #AMBIENTE #SUSTENTABILIDADE #RECUPERAÇÃO


BIENAL AR&PA 2019

OPINIÃO

1/15

Conteúdos redigidos de acordo com a antiga ortografia, excepto no caso de artigos de autor, nos quais este/a é livre de optar.