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CONCURSO PÚBLICO | Direcção-Geral das Artes


Entidade Contraente: Direcção-Geral das Artes


Carreira/Função: Técnico Superior


Habilitação Literária: Licenciatura em Ciências da Documentação e/ou complementada por curso de especialização na área


Caracterização do posto de trabalho:

Conteúdo funcional correspondente à carreira/categoria de Técnico Superior, que consta do anexo a que se refere o n.º 2 do artigo 88.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho, correspondente ao grau 3 de complexidade, na área de Arquivo, designadamente:


a) Gestão de Arquivo Físico e Eletrónico, nomeadamente gestão do ciclo de vida dos documentos, classificação e localização dos documentos de forma a garantir a gestão integrada do arquivo, estabelecer e aplicar critérios de gestão de documentos;


b) Tratar Massas Documentais Acumuladas, nomeadamente, inventariação de conteúdos documentais, identificação de séries documentais, elaboração do Quadro de Classificação, avaliação e seleção de documentos, conservação ou eliminação de documentação e respetiva descrição arquivística;


c) Avaliar e organizar a documentação de acordo com sistemas de classificação que define a partir do estudo da instituição produtora da documentação;


d) Definir de procedimentos de recuperação e exploração de informação e colaborar na elaboração de instrumentos de descrição da documentação, tais como guias, inventários, catálogos e índices;


e) Contribuir para a elaboração de um regulamento de conservação arquivístico e portaria de gestão de documentos e estabelecer critérios de gestão de documentos, designadamente com utilização de plataformas de gestão documental e devida aplicação do sistema de classificação;


f) Contribuir para a desmaterialização documental, pela transferência de suportes (digitalização) e respetiva disponibilização em formato digital;


g) Apoiar o utilizador, orientando-o na pesquisa de registos e documentos apropriados e promover ações de difusão, a fim de tornar acessíveis as fontes;


h) Acompanhar o Programa da Administração Eletrónica e Interoperalidade Semântica (PAEIS) conjuntamente com a DGLAB, com a aplicação do MIP – Metainformação para a Interoperabilidade no sistema de arquivo;


i) Elaborar o plano de classificação de acordo com a MEF - Macro estrutura Funcional e aplicação deste no sistema de arquivo.



Fonte: BEP (Bolsa de Emprego Público)


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