Associação de Conservadores-Restauradores e ICOM enviam Carta Aberta ao MC

No passado dia 1 de Junho foi anunciado o primeiro concurso para bolsas de investigação para doutoramento na área do Património Cultural, no seguimento do despacho nº1992/2021 de 23 de fevereiro, que criou o Programa Ciência no Património Cultural.

A propósito do mesmo, a Associação Profissional de Conservadores-restauradores de Portugal (ARP) e a Comissão Nacional Portuguesa do International Council of Museums (ICOM Portugal), endereçaram uma carta conjunta à Sr.ª Ministra da Cultura, onde reafirmam as suas preocupações relativamente às carências de pessoal nos museus, palácios, monumentos e sítios arqueológicos, alertando para o facto do programa em questão não dar resposta a esse problema.

A carta refere ainda a necessidade de definição de políticas de reforço e qualificação de recursos humanos inclusivas, que não sejam potenciadoras de assimetrias entre as diferentes realidades patrimoniais existentes no território nacional.

O documento pode ser consultado aqui.