top of page

Rota do Românico prepara-se para o Mercado Asiático

No próximo dia 20 de Janeiro, segunda-feira, pelas 14h30, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, é apresentado o Estudo de Internacionalização da Rota do Românico para o Mercado Asiático.


Este estudo pretende, através da partilha de informação e aconselhamento prático, apoiar o desenvolvimento de um plano de acção focado na captação de turistas de três países asiáticos, em forte expansão – China, Coreia do Sul e Japão –, bem como facilitar uma estratégia proactiva para a integração da Rota do Românico em novas redes e projectos facilitadores dos processos de internacionalização, capazes de potenciar a visibilidade, o reconhecimento e a rentabilidade económica da Rota.


Para além de uma análise teórica sobre os diversos aspectos da internacionalização, o estudo analisa a Rota do Românico enquanto produto, marca e valor, entendidos como factores cruciais para a sua competitividade.


Efectua, igualmente, uma análise comparativa dos processos de internacionalização de três rotas internacionais – TRANSROMANICA, Rota da Cerâmica e Rota de Cister –, explicitando, com base nessas experiências, alguns dos factores críticos para o sucesso da internacionalização da Rota do Românico para o mercado asiático.


No final, o estudo aborda os principais indicadores macroeconómicos e sócio-demográficos da China, da Coreia do Sul e do Japão, os perfis dos seus viajantes, e propõe, a título indicativo, algumas acções de promoção, potenciais linhas de financiamento e parcerias estratégicas a nível nacional e internacional.


O Estudo de Internacionalização da Rota do Românico para o Mercado Asiático enquadra-se na operação “Tâmega e Sousa Internacional”, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Associação de Municípios do Vale do Sousa (entidade gestora da Rota do Românico) e Qualidade de Basto, e co-financiada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).


A entrada é gratuita, mediante inscrição.


bottom of page