top of page

60 anos ao serviço da conservação e restauro do património cultural mundial



O International Center for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property (ICCROM) é uma organização intergovernamental, sedeada em Roma, criada por impulso da UNESCO em 1957 para apoiar a recuperação do Património Cultural no pós II Guerra Mundial (proposta adoptada na Conferência Geral da UNESCO, Nova Deli, 1956). Conta, neste momento, com 137 Estados membros, dos quais Portugal desde 1967.


O ICCROM é membro do Conselho Consultivo do Comité do Património Mundial e trabalha em estreita cooperação com a UNESCO, ICOMOS, ICOM, ICA, IIC e inúmeras universidades, institutos científicos de todo o mundo tendo em vista a conservação do Património Móvel, Imóvel, Imaterial e Natural.


Desenvolve programas em áreas estratégicas, a nível mundial, com forte componente ao nível da formação, da investigação e da produção e divulgação de informação (muitas das suas publicações estão disponíveis online), bem como do aconselhamento técnico e científico aos Estados membros.


O ICCROM acaba de publicar um vídeo onde conta a sua história, que se confunde e entrelaça com a história da conservação e restauro nos últimos 60 anos.



bottom of page