top of page

6.º Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras



As inscrições para a 6.ª edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar - Octávio Lixa Filgueiras já se encontram abertas.

Pretende-se com este prémio, instituído em 2012 pelo Museu e pela Câmara Municipal de Ílhavo, evocar e divulgar a obra e memória do Professor Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras, um dos mais reconhecidos investigadores portugueses em temas de Cultura do Mar.

O Prémio tem um valor pecuniário de 2.500 euros e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação inéditos e realizados no âmbito da cultura marítima-fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

As candidaturas devem ser formalizadas até ao dia 31 de Maio de 2023, através de formulário disponível em: https://museumaritimo.cm-ilhavo.pt/agenda/eventos-e-atividades/evento/6-premio-de-estudos-em-cultura-do-mar-octavio-lixa-filgueiras

A ficha de inscrição pode ser entregue pessoalmente, por correio para o Museu Marítimo de Ílhavo ou por e-mail, para ciemar.mmi@cm-ilhavo.pt. No que respeita à entrega dos trabalhos a data limite é o dia 31 de Agosto.

O anúncio do autor e título do trabalho premiado está agendado para o dia 18 de Novembro, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Mar.



bottom of page