top of page

Turismo do Centro de Portugal [Expositores Bienal AR&PA 2019]


O Centro de Portugal é a maior região do país. É um território com 100 municípios, onde a diversidade é um trunfo e onde todos os visitantes descobrem algo que os faz querer voltar.

Com um território que vai desde Ovar, Castro Daire, Meda e Figueira de Castelo Rodrigo, no seu limite norte, a Torres Vedras, Torres Novas, Abrantes e Vila Velha de Ródão, no extremo sul, é uma região que concilia momentos de refúgio na natureza com a modernidade das cidades, e que oferece lugares tão genuínos como a Serra da Estrela, o Tejo Internacional, Coimbra, Aveiro, Viseu, Leiria, o Oeste ou o Médio Tejo. Esta região integra parques e reservas naturais, paisagens protegidas, quatro sítios classificados pela UNESCO como Património da Humanidade (Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo e Universidade de Coimbra, Alta e Sofia), importantes destinos de turismo religioso, Aldeias Históricas, do Xisto e de Montanha, além de castelos, mosteiros e conventos, onde se respira a História deste país.

A tudo isto, acresce um vasto património imaterial, de que são os exemplos os vinhos de excelência e as receitas gastronómicas que se perdem no tempo, assim como as tradições antigas da etnografia de todo um povo, revisitadas em animadas festas, feiras e romarias. «Há sempre algo de novo para descobrir no Centro de Portugal. Como sempre, estamos à sua espera com os braços bem abertos!»

bottom of page