top of page

Asociacíon Cluny Ibérica [Expositores Bienal AR&PA 2019]


A Asociación Cluny Ibérica tem como objectivo congregar os múltiplos esforços que procuram trazer à luz a herança cluniacense - tanto material como intangível - em Espanha e Portugal. Estudando o seu legado e importância no contexto histórico peninsular, bem como o alcance e influência até aos dias dia hoje, a Cluny Ibérica surge precisamente em torno do Caminho de Santiago, onde a ordem beneditina teve seu maior peso especificamente no contexto peninsular.

Trata-se de uma iniciativa de cariz individual com a colaboração e envolvimento das entidades e administrações das cidades de Frómista, Villalcázar de Sirga, Carrión de los Condes, Nogal de las Huertas e Sahagún.

Fundada no início do séc. X, a Ordem de Cluny rapidamente se configurou como o principal foco de renovação espiritual e artística na Europa durante a Idade Média, tornando-se a autoridade moral predominante, exemplo e norma a ser seguida - até mesmo acima da sede papal. Esta pequena abadia na Borgonha francesa cresceu rápida e poderosamente em toda a Europa e veio promover um conjunto de reformas (acrescidas à reforma gregoriana) que afectaram profundamente a sociedade ocidental.

bottom of page